Postagens populares

quarta-feira, 22 de junho de 2011


TEMPEROS & EMAGRECIMENTO


Por Karina Gonçalves

Mulheres, hoje o assunto é temperos, ervas e especiarias, e sua contribuição para nossa saúde e beleza!

Vocês sabiam que alguns temperos são usados em dietas no controle de peso, então vamos caprichar no tempero, pois além de deixar os pratos mais saborosos, agitam o metabolismo, aumentando a queima de gordura e também combatem a inflamação no organismo diminuindo a resistência à perda de peso.

De acordo com nutricionistas, alguns temperos ajudam na perda de peso, incluindo aqueles mais comum, como o orégano por exemplo, que a maioria tem em casa!

Alguns temperos são considerado termogênicos, por alterarem a nossa temperatura corporal, e atuar em nosso metabolismo, a Pimenta é uma prova disso, Já reparou que, quando comemos uma comida apimentada, o nosso corpo esquenta? isso acontece porque a pimenta é um alimento termogênico que eleva a temperatura do corpo e, assim, ajuda na perda de peso.

Segundo especialistas, os temperos devem fazer parte da sua dieta no controle de peso, mas não ininterruptamente, deve haver um intervalo, mudando pelo menos 2 ou 3 tipos de temperos, a cada 40 dias.

Sabia que:

Estudos realizados na Universidade de Oxford, Inglaterra, mostrou que comer diariamente uma colher de chá de pimenta vermelha aumenta o metabolismo em 20%. O mesmo acontece quando você ingere uma porção igual de gengibre três vezes ao dia.

Você decide quais os temperos que irá usar sempre com porções adequadas.

Pesquisando alguns sites como o boa forma e o viva mais, encontrei alguns desses temperos e especiarias, confiram:

PIMENTA-CAIENA

Esta é uma espécie de pimenta que possui uma substância denominada de capsaicina, a qual tem a capacidade de proporcionar a sensação de saciedade e de acelerar o metabolismo. Atua tanto como um inibidor de apetite quanto acelerador da queima de calorias, além de auxiliar na eliminação de toxinas, ação anti-inflamatória e antioxidante.

ORÉGANO

Este tempero muito comum auxilia na digestão dos carboidratos, tem ação antioxidante e ação diurética. Por este motivo, não deixe de utilizá-lo em molhos, sopas, massa e outros pratos, o qual além de dar um gosto especial, poderá ajudar você a emagrecer. Uma dica em relação ao orégano é experimentar o chá desta erva, assim para fazê-lo, basta colocar um copo de água para ferver com uma colher de café de orégano. Deixe descansar por cinco minutos, coe e tome.

CANELA

Esta especiaria tem a capacidade de inibir de maneira natural a vontade de comer doces, de ficar longe dos doces sem ficar louca ou de vê-los e não querer todos. Além disso, a canela conta com substâncias anti-inflamatórias e antioxidantes que melhora o metabolismo, e ainda diminui o nível de insulina no sangue que quando em excesso aumenta o acúmulo de gordura no organismo.

ANIS-ESTRELADO

Mesmo comendo pouco, você sente o estômago pesado? Isso complica qualquer dieta, mas o anis pode ser um aliado. Com substâncias que estimulam as glândulas e a musculatura do tubo digestivo, ele aumenta a produção de saliva e os movimentos peristálticos, aliviando o peso no estômago. Sugestão de uso: prepare um chá com erva-doce, gengibre, camomila e hortelã. Coe e acrescente 1 anis-estrelado. Beba 15 minutos antes das refeições.

CÚRCUMA

Essa raiz (também conhecida como açafrão-da-terra) diminui a irrigação sanguínea no tecido adiposo, enfraquecendo a reserva de gordura. E, por ser rica em curcumina – pigmento amarelo-ouro com alto poder anti-inflamatório e antioxidante –, faz bem para a pele, protege o fígado, facilita a digestão das proteínas e regula o metabolismo. Sugestão de uso: polvilhe 1 col. (chá) de cúrcuma em pó na comida pronta ou dissolva-a em 1 col. (sopa) de azeite para temperar a salada

GENGIBRE

Um estudo chinês mostrou que o gengibre acelera o metabolismo em 20%, aumentando a queima de gordura", diz o nutrólogo. Você deve comer um pedaço de 2 cm cru, refogado ou em forma de chá três vezes ao dia.

MOSTARDA


Apesar de às vezes conter açúcar - o que não é muito bom -, ela também é termogênica. Use uma colher (sobremesa) 2 vezez ao dia em saladas ou em pratos.


VINAGRE DE MAÇÃ NÃO REFINADO


Este é melhor para reduzir a barriga! Você pode temperar saladas ou beber uma colher (chá) de vinagre diluído em um copo de água morna pela manhã e antes de uma refeição.


AZEITE DE OLIVA

Rico em gordura boa, esse alimento tem uma ação cardiovascular fantástica. Com isso, ele impede o estoque de gordura e ainda diminui os níveis do mau colesterol. Para manter suas boas propriedades, nunca esquente o azeite, procurando consumi-lo como tempero de saladas na quantidade de 1 colher de sopa.

SALSINHA

Tem ação diurética, ou seja, estimula o corpo a eliminar os líquidos retidos, combatendo o inchaço abdominal. Use a gosto, como tempero de carnes, sopas ou saladas.


Dica 1: ao usar um conjunto de temperos, utilize menos sal, pois ele é um poderoso retentor de líquidos, então o melhor é evitá-lo, troque o sal por açafrão, alecrim, manjericão e orégano.

Dica2: A erva-doce é um excelente digestivo, o alecrim, mostarda (semente), louro, cravo e páprica, potencializam as enzimas do fígado que é o principal órgão responsável pela eliminação das substâncias inimigas.




Mais alimentos termogênicos:


Açaí, café, chocolate amargo e pó de guaraná

Todos são estimulantes e fazem o organismo gerar calor e desprender energia.


Água gelada: Ela faz com que o corpo tente aumentar a temperatura. Para isso, queima calorias.

Chá-verde: Ele diminui a absorção de carboidratos pelo corpo. Uma boa dica é adicioná-lo ao arroz.

Ômega 3: Presente no bacalhau, sardinha e semente de linhaça, aumenta o metabolismo, elimina o excesso de líquidos do corpo e é anti-inflamatório.

Agora que conheceram quais são os temperos que podem ajudar a você a emagrecer, procure usá-los no dia a dia, para dar mais cor e sabor em sua comida e o melhor, diminuir o peso na balança e melhorar a sua saúde!

Fonte: revista boa forma, viva mais, fitoterapeuta Lucyanna Kalluf, autora do livro Fitoterapia Funcional.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulheres momento, fale o que quiser!