Postagens populares

quinta-feira, 19 de maio de 2011

FIQUE ATENTA!!!


POR ROSANA BUENO DE OLIVEIRA
E AGORA VERMELHOU, O QUE EU FAÇO????


 Olá mulheres de atitude!

            Para este nosso segundo encontro pensei em escrever sobre alguns temas aleatórios, mas que acho extremamente necessários para que vocês possam aprender a conhecer melhor seus automóveis.
            Gostaria que vocês me enviassem assuntos ou dúvidas que achem que deveriam ser abordados nas próximas colunas, afinal fica difícil para essa colunista que voz escreve saber quais são as maiores dificuldades ou dúvidas que vocês eventualmente gostariam de sanar.


            Bom, então vamos ao que interessa. Cá entre nós os projetistas automotivos atualmente estão se superando, tanto nas questões de estética como de segurança e aerodinâmica. Mas hoje quero apenas abordar um pequeno detalhe no painel do seu automóvel, que não tem só a função estética ou suporte do seu som, quero abordar mais especificamente as benditas luzinhas vermelhas que estão sempre aparecendo e você muitas vezes nem sabe o que elas significam, bom a princípio elas já são vermelhas por uma questão de ATENÇÃO! CUIDADO!



           Portanto isso significa que toda vez que uma luz vermelha acender no painel do seu automóvel alguma coisa esta errada, porque você se esqueceu de colocar o cinto de segurança, ou está avisando que alguma porta do automóvel esta aberta, ou até mesmo que você  esqueceu de soltar o freio de mão.


             Mas alertam também problemas mais sérios, portanto se alguma luz vermelha no painel do seu automóvel acender e por ventura você não saiba qual o significado do símbolo em evidência, pare seu automóvel no acostamento, desligue o motor e ligue apenas a chave, para que o símbolo volte a acender, pegue aquele manual do proprietário que veio junto com o automóvel quando você o comprou e tente descobrir qual o problema, portanto o lugar do manual é no porta luvas e não em um armário qualquer.
            Afinal se no painel acender aquela luz com um símbolo que se parece um regador, é sinal que o automóvel esta com falta de óleo e tentar andar com um carro certas vezes por um quilometro já e o suficiente para o motor do seu carro fundir (dançar) ai a conta no mecânico ficará bem salgada. A propósito meninas esse símbolo não é um regador ok? e sim o que chamamos de azeiteira de óleo, portanto nada relacionado com água.
             Já que estou falando sobre o símbolo de óleo, cuidado quando for completar o radiador do seu carro para não confundir a azeiteira e colocar água no lugar errado. Infelizmente eu conheço a história de uma mulher que o marido vivia cobrando pra colocar água no carro, mas nunca explicou também como se fazia isso, portanto azar dele ter pago pelo estrago, bom ela abriu o capô do automóvel viu o símbolo de óleo achou que se parecia com um regador e o relacionou com água, resumindo ela completou o motor com água, quando deu partida no automóvel, adivinha? Adeus motor!


             Seguindo nesse assunto além de completar a água do radiador é necessário também completar a água que auxilia nos limpadores de párabrisas, na tampa do reservatório que acondiciona a água do limpador de párabrisas existe um símbolo que se parece com um chafariz, é legal também colocar um pouco de detergente neutro nessa água isso facilita muito no caso de sujeiras mais profundas.

               Por falar em párabrisas, nunca limpe os vidros do carro com produtos a base de silicone, por exemplo: cera. Quando o tempo está lindo o vidro parece que ficou magnífico, mas é você pegar uma chuvinha e os vidros ficam completamente embaçados o que dificulta muito sua visão, eu ainda acho que a melhor coisa pra se limpar um vidro, principalmente os com insufilme, é o detergente liquido diluído em água, passe o pano com detergente, depois passe outro só com água e o seque com papel (pode ser jornal).

               Não podemos esquecer, de citar as palhetas dos limpadores de párabrisas, fique sempre atenta para que as mesmas estejam sempre em boas condições, afinal com o decorrer do tempo a borracha resseca devido à constante exposição ao tempo, as palhetas começam a avisar que estão se “aposentando” quando já não cumprem suas funções satisfatoriamente, meu conselho é trocá-las antes que elas resolvam dar problemas nas horas mais impróprias, no geral a borracha das palhetas (que se parecem rodinhos) se partem ficando apenas a parte de metal, imagina sua situação no meio de uma chuva de verão daquelas que só tem aqui no estado de São Paulo e seu limpador te deixa na mão, além de você não ver um palmo a frente de seu rosto você ainda pode ganhar o ônus de um tremendo risco deixado pela parte metálica da palheta do limpador no seu párabrisas.
           
Gostaria também de dividir com vocês um truque simples que me ensinaram essa semana, sabe quando você vai ao posto abastecer seu automóvel e pede pra completar o tanque de combustível e aquele frentista que está atendendo cinco carros ao mesmo tempo fora o seu, esquece e... acaba caindo um pouco de combustível na lataria do seu carro!?!


        NUNCA deixe que ele jogue água onde caiu o combustível, visto que a água causa um choque térmico no combustível o que faz com que fique manchado o local onde caiu o combustível, peça ao frentista para passar um paninho embebido em óleo, isso fará que a lataria não perca o brilho ou fique manchada.


           
Bom, mulheres de atitude, enquanto vocês ainda não encontrarem um mecânico de confiança eu as aconselho a sempre levar seu carro a mais de um mecânico, afinal você nunca ficaria na primeira opinião de um médico que te desse uma má notícia, peça mais de uma opinião principalmente quando se fala em auto-center.
            Por hoje vamos ficando por aqui, até nosso próximo encontro.


Gostou da Matéria???Então deixe seu comentário!!!!!

2 comentários:

Mulheres momento, fale o que quiser!