Postagens populares

terça-feira, 17 de maio de 2011

AÇAÍ - PURA ENERGIA!

                                                                                                                                Por Regina Vacheski


AÇAÍ

Pura energia!!!

O açaí é uma fruta originária de uma palmeira, fruta roxa, arredondada, com caroço proporcionalmente grande e pouca polpa. O açaí pode ser consumido de diversas formas: sucos, doces, sorvetes e geléias. Atualmente é muito consumido o açaí na tigela, onde a polpa é acompanhada de frutas e até mesmo de outros alimentos.

De alto valor nutricional, é rico em fibras, gordura vegetal, proteínas, fósforo, cálcio, ferro, potássio, magnésio, vitaminas A e E, antocianinas e tocoferol.

Entre seus benefícios, destacam-se o poder de reposição energética, combate à fadiga e aumento do rendimento em exercícios físicos, auxílio na regulação da função intestinal, auxílio no combate ao envelhecimento, prevenção de certos tipos de câncer, combate aos radicais livres, combate a prevenção da anemia e fortalecimento muscular.

Embora bastante saudável, sua ingestão deve ser controlada, especialmente por aqueles que desejam reduzir peso, idosos e sedentários. Seu alto valor calórico pode interferir de forma negativa no processo de emagrecimento ou favorecer o ganho de peso.



Curiosidades sobre o Açaí... 

Diz a lenda que existia uma tribo indígena muito numerosa. Como os alimentos estavam escassos, era difícil conseguir comida para toda a tribo. Então o cacique Itaki tomou uma decisão muito cruel. Resolveu que a partir daquele dia todas as crianças recém nascidas seriam sacrificadas para evitar o aumento populacional da tribo.

Até que um dia a filha do cacique, chamada Iaçá, deu à luz uma menina que também teve de ser sacrificada. Iaçá ficou desesperada, chorava todas as noites de saudades. Ficando vários dias enclausurada em sua oca e pediu a Tupã que mostrasse ao seu pai outra maneira de ajudar seu povo, sem o sacrifício das crianças.

Certa noite de lua Iaçá ouviu um choro de criança. Aproximou-se da porta de sua oca e viu sua filhinha sorridente, ao pé de uma grande palmeira. Lançou-se em direção à filha, abraçando-a . Porém misteriosamente sua filha desapareceu.

Iaçá, inconsolável, chorou muito até morrer. No dia seguinte seu corpo foi encontrado abraçado ao tronco da palmeira, porém no rosto trazia ainda um sorriso de felicidade e seus olhos estavam em direção ao alto da palmeira, que se encontrava carregada de frutinhos escuros.

Itaki então mandou que apanhassem os frutos, obtendo um vinho avermelhado que batizou de açaí, em homenagem a sua filha (Iaçá invertido). Alimentou seu povo e, a partir deste dia, suspendeu a ordem de sacrificar as crianças.

E mais... na Amazônia o açaí é consumido de maneira bem diferente do que nós conhecemos. Lá as pessoas costumam comer a fruta gelada com farinha de mandioca ou tapioca. Alguns mais ousados ainda preferem fazer um pirão acompanhando peixe assado ou camarão.

Interessante, não é? Mas aí vai a tradicional receitinha... que começou na praia, foi para as academias e para as ruas. Acabou sendo consumida por todas as pessoas preocupadas com a saúde, que procuram alimentação natural, saudável e energética.

AÇAÍ NA TIGELA
                                              


Rendimento: 06 porções
Ingredientes:1 lata de leite condensado
½ medida (da lata) de polpa de açaí
6 bananas nanicas

Farofa:1 xícara (chá) de fibra
1/2 xícara (chá) de uvas passas

Preparo:
Bata no liquidificador o leite condensado, a polpa de açaí e quatro bananas até obter um creme espesso. Reserve em geladeira.
Corte as bananas restantes em rodelas e reserve-as. Coloque no fundo de cada tigela um pouco de creme de açaí. Coloque as bananas e cubra com o creme restante.
Farofa:
Misture a fibra com as uvas passas e coloque sobre o creme no momento de servir.

Dica:
Se preferir substitua as uvas por ameixas. Para quem gosta de mel pode-se colocar um pouco de mel na hora de servir.

Beijos e até a próxima matéria...

            Gostou??? Então comentaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulheres momento, fale o que quiser!