Postagens populares

quarta-feira, 6 de julho de 2011

DICAS & TRUQUES PARA CASA TODA









Por Regina Vacheski



Olá mulheres, mais uma vez estou aqui para falar sobre Dicas & Truques que facilitam nosso dia a dia na hora de cuidar das tarefas domésticas. Nós mulheres, na correria do mundo moderno, precisamos cada vez mais de dicas que nos ajudem a reduzir o tempo gasto nos cuidados com a casa...

Por isso, meninas, fiquem atentas as DICAS e mãos à obra...

Para evitar que as ROUPAS lavadas com cloro ou água sanitária fiquem com aquele cheiro característico, coloque na água de enxague algumas pitadas de sal e o cheiro some na hora.

Para remover manchas em TAPETES, use creme de barbear. Faça espuma com o creme, porque a espuma é um bom removedor e age instantaneamente. Lave em seguida com pano úmido e depois seque.

Para retirar manchas de suor das ROUPAS, deixe-as de molho em água morna e vinagre. As manchas somem num instante.

Para o DETERGENTE ficar mais eficiente, coloque algumas gotas de vinagre na garrafinha. Misture bem.

MICROONDAS sem odores é só colocar uma tigela com água e algumas folhas de louro, ligue na potência alta e deixe ferver. Fervido, desligue o microondas e deixe a tigela descansar no interior do microondas por 10 minutos.

Para GAVETAS difíceis de puxar, esfregue uma vela onde corre a gaveta.

Para limpar o FORNO, basta uma solução de água quente com bicarbonato de sódio, que deve ser passada com um pano fino.

Se o chiclete grudou na ROUPA, passe uma pedra de gelo na goma de mascar, ou então coloque a peça no congelador. O chiclete vai endurecer e aí será fácil removê-lo.

As manchas de tinta de caneta nas ROUPAS devem ser removidas o mais rápido possível, com removedor de esmalte de unhas. Evite lavar a peça, pois esta pode deixar a marca ainda mais resistente.

Para limpar as PEÇAS com manchas de mofo, ferva água misturada com fubá durante quinze minutos.

Para remover a ferrugem das ROUPAS brancas, molhe a área afetada com gotas de limão. Cubra com sal e deixe sob o sol.

Se a LINGERIE e PEÇAS BRANCAS delicadas apresentarem manchas amarelas, deixe-as de molho em solução de água e bicarbonato de sódio e depois lave a peça normalmente.

Para as terríveis manchas amarelas (colarinho e axila), prepare uma solução: pasta de vinagre de álcool branco e bicarbonato de sódio. Espalhe a pasta na PEÇA afetada e deixe agir por uma hora. Depois lave normalmente. Repita a operação se necessário.

Para tirar cola de adesivos ou etiquetas de VIDRO ou INOX, embeba um algodão em acetona e passe no local da cola. Sem esforço e sem esfregação, sai fácil, fácil. Depois é só lavar com água e sabão para tirar a acetona e pronto!

Para tirar cheiro de ROUPAS: Às vezes, mesmo depois de uma boa lavagem (à mão ou na máquina), a roupa fica com cheiro ruim. Pode ser um cheiro semelhante ao de suor que fica na roupa mesmo depois de várias lavagens ou o típico 'cheiro de cachorro molhado', mais comum em períodos chuvosos, quando a roupa demora mais de um dia para secar. Para este tipo de problema tenho as seguintes dicas:

1- Lavar a roupa ou deixá-la de molho logo após o uso. Boa parte dos problemas de cheiro ruim na roupa é causada pelo fato de a roupa ficar suja por muito tempo dando tempo para as bactérias formarem uma colônia no tecido.

2- Se, depois da lavagem, a roupa permanece com cheiro, passe a roupa a ferro e/ou exponha a roupa ao sol por pelo menos duas horas e depois execute nova lavagem antes de usar. O calor mata as bactérias que causam o mau cheiro.

3- Passar um pano umedecido em vinagre resolve alguns problemas de cheiro ruim, mas não é eficiente em todos os casos.

4- O vinagre também pode ser usado na água da lavagem.

Para não sujar o forno de MICROONDAS, coloque os recipientes pequenos dentro de filtros de papel para café. Se o alimento derramar vai ser absorvido sem problemas.

A LIXEIRA sobre a pia da cozinha pode até ser prática, mas é um foco de contaminação. O ideal é manter o lixo no chão, longe do lugar onde você lava e cozinha os alimentos.

Para tirar marcas do LENÇOL sem passar, misture uma parte de álcool com três partes iguais de água, borrife sobre as dobras amassadas e passe a mão em seguida.

Risco de caneta esferográfica em PAPEL DE PAREDE pode ser retirada passando-se levemente um pouco de acetona.

Uma velha escova de dente com detergente ou sabão em pasta é ideal para remover a sujeira em volta de TORNEIRAS. Esfregue e enxágüe.

Para retirar o cheiro de mofo do ARMÁRIO, ferva um litro de vinagre e despeje em uma vasilha sem tampa, coloque dentro do guarda-roupas com as portas fechadas por até três horas. Após retirar a vasilha, passe um pano molhado no vinagre por dentro e por fora do móvel. Deixe-o aberto por várias horas para que seque bem.

Umidade dos ARMÁRIOS - Pendure pedaços de giz ou coloque um pouco de cal virgem em um vidro destampado dentro do armário.

Para tirar de qualquer AMBIENTE, o cheiro de tinta, deixe no aposento uma bacia cheia de água com algumas rodelas de cebola.

Para limpar MÓVEIS pintados de branco: esfregue-os com leite ou com uma solução de leite e água.

ESCOVAS DE CABELO gordurosas, limpe-as submergindo-as com uma solução de água e amoníaco na proporção de 10/1. Idem para os pentes.

Para acabar com o mau cheiro das GARRAFAS TÉRMICAS, lave-as com borra de café e água quente.

Odores desagradáveis na GELADEIRA, desaparecem com um pouquinho de algodão embebido em baunilha.

Vaporizar um pouco de perfume nas LÂMPADAS das salas, banheiros e quartos, quando acesas, exalam um aroma agradável.

Limpe as PIAS DE MÁRMORE encardido, esfregando a superfície com uma escova de cerdas bem duras cheia de sal.

Para limpar o FERRO á vapor, passe uma lixa bem fininha, delicadamente na base dele. Limpar com um pano macio e limpo.

Para limpar MOLDURAS passe uma flanela ou um pincel macio e retire a poeira. Em seguida, umedeça um pano em querosene e passe em toda a volta. Para prevenir o ataque de traças cupins, uma vez por ano, passe querosene também na parte de trás de todo o quadro.

Limpe o TELEFONE regularmente com álcool etílico e não se esqueça de limpar o auscultador e o microfone, se forem removíveis.












MULHERES, espero que tenham gostado das DICAS e aproveitem no dia a dia...




e até apróxima matéria


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulheres momento, fale o que quiser!