Postagens populares

segunda-feira, 27 de junho de 2011

OS BENEFÍCIOS DO CHOCOLATE











Por Regina Vacheski


De mulher para mulher, está comprovado, mulheres são loucas por chocolate!

Amargo, ao leite, crocante, trufado... não importa, o que não falta é desculpa para saborear o tão delicioso doce.

Mas toda essa loucura por chocolate por parte das mulheres tem uma explicação científica. A serotonina, também conhecida como hormônio da felicidade, é um neurotransmissor que tem a capacidade de regular o humor e até o padrão alimentar.

Principalmente na TPM as mulheres apresentam uma queda na taxa de estrogênio e a elevação dos níveis de progesterona, que se associa a diminuição da serotonina. E como o chocolate é o alimento com maior capacidade de aumentar o nível de serotonina, está aí a explicação da loucura das mulheres por chocolate.

Este é apenas um dos inúmeros benefícios que o chocolate proporciona à saúde. Veja abaixo o que o chocolate, se consumido com moderação, pode fazer por você:

- Pesquisas realizadas na área revelaram que o chocolate meio amargo é capaz de reduzir o colesterol ruim, isso acontece devido a um componente encontrado no cacau chamado flavonóide. Essa substância é responsável pela produção de óxido nítrico no organismo, recurso responsável para dilatação das artérias e melhor circulação sangüínea.

Assim, consumir pelo menos 30 gramas de chocolate meio amargo por dia trás benefícios a saúde e melhora principalmente o funcionamento do coração.

- Um estudo realizado por cientistas alemães, provou que o chocolate, se consumido em quantidade moderada, pode ajudar a reduzir a pressão alta.

A pesquisa foi feita com pessoas que sofriam desse tipo de problema. Elas tiveram que consumir chocolate meio amargo durante o período de duas semanas. Depois desse tempo, verificou-se que a pressão sanguínea teve uma notável queda.

- O chocolate para quem não sabe ajuda a prevenir a diabete tipo 2, e ainda auxilia a controlar o apetite. O chocolate amargo é o mais indicado a ser consumido, pois ele com a sua composição, ajuda a saciar a fome.

O chocolate amargo possui menos calorias do que comparado ao leite. O indicado por especialistas é comer de 30 a 40 gramas por dia, e não exagerar. Então agora você já sabe, podemos saborear essa maravilha e sem sair do peso.

- O chocolate também trás muitos benefícios para a pele, principalmente através dos tratamentos de beleza á base do chocolate. O chocolate na verdade hidrata a pele tanto do rosto, como do corpo inteiro.

Isso tudo devido há vitaminas encontradas no cacau, como é o caso da vitamina B1 e B2, ideal para rejuvenescer a pele, deixá-la mais macia e resistente.

- O chocolate previne o envelhecimento. O cacau tem mais poder antioxidante que muitas frutas, legumes e chás. Os antioxidantes combatem os efeitos da idade e alguns cientistas garantem que também ajudam a prevenir o câncer.

- O chocolate agiliza o raciocínio e é realmente considerado um bom alimento para o cérebro. Contém teobromina e tiramina, duas substâncias que estimulam os neurônios.

- Chocolate traz felicidade. A feniletilamina age estimulando a produção de serotonina no cérebro. Conhecida como a "molécula da felicidade", a serotonina atua numa área relacionada com as emoções - promovendo bem-estar e aliviando a tensão.

- É rico em cobre, que faz parte na renovação do sangue.

- Chocolate é uma ótima e gostosa forma de aliviar a depressão. O tipo amargo possuiu um composto que age como um antidepressivo natural.

- Estimulante. O chocolate contém substâncias estimulantes como a cafeína e a teobromina. Precisou de energia, chocolate.

CURIOSIDADES SOBRE O CHOCOLATE...

O chocolate quente que consumimos nos dias de hoje teve sua origem na Espanha, foi lá também que os primeiros chocolates em barras foram produzidos e logo comercializados, logo o chocolate tornou-se conhecido em toda a Europa, e sua receita foi se aprimorando. Anos mais tarde na Holanda surgiu o achocolatado em pó.

Um simples pedaço de chocolate pode dar energia suficiente para uma mulher adulta andar 45 metros. Um único pedaço de chocolate tem 10% da quantidade recomendada de ingestão diária de ferro.

O chocolate contém algumas substâncias que apresentam ações semelhantes a um antidepressivo e o comportamento das pessoas em procurar por chocolate pode ser uma forma inconsciente de auto-medicação. A presença do açúcar no chocolate aumenta a disponibilidade do triptofano, que é um precursor da serotonina e esta por sua vez, esta intimamente ligada com a melhora do humor e bem estar.

Como vimos acima, o chocolate traz sim benefícios para a saúde. Mas, apesar disso, é altamente calórico, e para se ter uma idéia, 100 g de chocolate ao leite oferecem 540 calorias, e 100 g de chocolate amargo possuem 537 calorias.

Veja abaixo, algumas informações interessantes sobre o consumo do chocolate:

QUEIME AS CALORIAS












(na esteira ou na piscina, 100 gramas de chocolate ao leite)
Andando
89 minutos a 5 km/h
Correndo
57 minutos a 5 km/h
Nadando
60 minutos de "crawl" em velocidade média
Hidroginástica
48 minutos em intensidade média
* valores calculados para uma pessoa de 70 kg

Fonte: RGNutri (consultoria nutricional)

OS MAIS CALÓRICOS









(calorias/100 gramas)
Chocolate crocante 553
Chocolate branco 550
Chocolate ao leite 540
Chocolate amargo 537
Fonte: RGNutri (consultoria nutricional)

OS 5 MAIORES CONSUMIDORES MUNDIAIS
(em toneladas/ano)
Estados Unidos - 1,696 milhão
Alemanha - 695 mil
Inglaterra - 641 mil
Rússia - 537 mil
França - 248 mil
O Brasil encontra-se na sétima posição, com 137 mil toneladas.
Fonte: Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Balas e Derivados

OS 5 MENORES CONSUMIDORES MUNDIAIS
(em toneladas/ano)
Cingapura - 4.000
Tailândia - 4.000
Hong Kong - 6.000
Venezuela - 6.000
Malásia - 8.000

FONTE: Folha UOL

MULHERES, espero que aproveitem todos os benefícios do chocolate, muito famoso entre as mulheres!



e até a próxima matéria!!! Se gostou, deixe seu comentário...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulheres momento, fale o que quiser!