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segunda-feira, 20 de junho de 2011

APRENDENDO TUDO SOBRE PNEUS

POR ROSANA BUENO DE OLIVEIRA

“Por mais inteligente que seja, a mulher não consegue trocar um pneu, que qualquer homem troca, por mais idiota que seja.”

         Meninas pra não sermos mais obrigadas a ouvir esse tipo de papinho, hoje aprenderemos sobre pneus, ai quando aprenderem a cuidar dos do seu carro, vamos mostrar para “eles” que além de inteligentes, sabemos trocar nossos pneus  com classe e claro, conhecimento no assunto.


         Vocês sabem que para cada veículo há um tipo de pneu apropriado? Isso proporciona aderência, conforto e resistência ao transportar carga e passageiros. Por exemplo, um pneu com a nomenclatura 175/65 R14 H significa que ele tem 175 milímetros de largura e que a altura de sua lateral é de 65% dessa medida. O R é de radial, 14 é o diâmetro em polegadas do aro da roda e H indica que a velocidade máxima para este tipo de pneu é de aproximadamente 210 km/h.


         Atenção meninas, eu também acho que pneus maiores do que os que normalmente vêm de fábrica geralmente deixam o carro mais bonito, porém, essa mudança compromete a durabilidade do pneu e da suspensão e até mesmo o consumo de combustível, o carro perde estabilidade, e em alguns casos chega até a danificar o paralamas do carro, visto que o carro não esta preparado para o aumento do diâmetro do pneu, o mesmo atinge a lataria danificando-a, sem dizer que o carro fica muito mais pesado e duro feito uma carroça, meninas nossos carros não precisam chamar atenção, nós é que devemos estar “tunadas” e sermos o centro das atenções.
         Agora vamos falar sobre a troca dos pneus, vocês sabiam que pneus também têm prazo de validade? Pois é eles têm! Embora muitos não saibam, um pneu tem validade de 5 anos, e como saber se esta vencido? É só ver o código do DOT são 4 dígitos, exemplo: 0508 quer dizer que foi fabricado na 5ª semana do ano de 2008, entendido?
         Comprar pneus em hipermercados? Creio que todas já tenham visto aquelas grandes promoções nos hipermercados que frequentam. O que devem saber é que na sua grande maioria esses pneus comercializados nessas promoções são 2ª linha de grandes marcas como, por exemplo, a Goodyear, que são encomendados em grandes lotes pelos hipermercados o que faz com que consigam bons preços, portanto antes de adquirir um pneu no hipermercado avalie o custo beneficio, visto que sua durabilidade é também menor. 
         E os pneus Remold ou Remoldados? Em primeiro lugar pneus Remold são pneus remanufaturados, feitos a partir das estruturas (carcaças) de pneus usados, a revista quatro rodas fez um teste sobre esse tipo de pneu, segue abaixo um trecho dessa reportagem:
“Os pneus foram submetidos a uma bateria de testes que avaliou o consumo de combustível e o nível de ruído do carro com cada um dos jogos, a tendência à aquaplanagem, a aderência em pista seca e molhada e a capacidade de frear em piso seco e molhado. Ainda na fase dos preparativos, um exame visual revelou que uma das carcaças do modelo da Itaipava possuía três consertos internos que colocavam sua integridade sob suspeita. E, de fato, esse pneu apresentou problemas. Antes de serem levados para o campo de provas, os pneus passaram por um assentamento: rodaram 100 quilômetros em estrada, com velocidade constante. Sem motivo aparente, o Itapneu esvaziou durante o percurso. Ao desmontar a roda, ficou constatado um defeito de fabricação, que resultou em um furo minúsculo na lateral do pneu, o que motivou a retirada desse jogo do teste. Outro detalhe que chamou a atenção foi a dificuldade em balancear as rodas, durante a montagem dos pneus remold, um sinal de que eles possuem uma distribuição de peso desequilibrada, em sua construção.”

         Portanto não é viável adquirir pneus remolds, visto que os mesmos custam em média, metade do preço dos novos, e sua durabilidade, é equivalente justamente a metade de um novo, sem dizer que sua qualidade e segurança são questionáveis.
         Então sempre que falarmos na troca o ideal é adquirir pneus novos e no padrão estabelecido pelo fabricante do seu carro.
         E quando é a hora de trocar os pneus? Para facilitar a vida dos condutores, a maioria dos pneus já vem com um indicador de vida. Veja a imagem abaixo para entender  a explicação. A maioria dos pneus hoje vem com uma barrinha bem no centro, quando os sulcos (esses desenhos nos pneus) do pneu chegar ao mesmo nível que a barra, é hora de trocar seu pneu. Esta barra indica quando seu pneu pára de ser seguro. 

         Agora quanto ao conserto do seu pneu.
         O pneu, é o único elemento de contato entre o veículo e o solo, sofre constantes agressões ao passar por cima de tudo que há no chão, buracos, detritos, tartarugas (divisoras de pistas), ou qualquer outra coisa que estiver pelo caminho. Podendo ocorrem danos que podem ir de um pequeno furo, a um leve corte superficial podendo até chegar a uma avaria que inutilize o pneu, porque muitas vezes são aplicados consertos incorretos, que ao invés de recuperarem os pneus acabam por condená-los ao sucateamento precoce.
         Furos de prego em pneus sem câmara devem ser consertados de dentro para fora: é preciso desmontar o pneu, verificar a extensão do dano e se há outras avarias, a camada interna que retém o ar e a pressão de calibragem. Esse é o conserto mais indicado, onde é utilizado um manchão (foto abaixo) para que seja vedado o furo.


         Consertos do tipo “macarrão” colocados de fora para dentro e sem desmontar o pneu são provisórios, para ser usados numa emergência, mas nunca em caráter definitivo.
         O macarrão, quando não substituído, causa vazamentos espaçados por toda a banda de rodagem do pneu, e rodar com vazamentos e pressão insuficientes pode levar a danos irreparáveis no pneu.
         O reparo provisório pode danificar a carcaça do pneu e impedir a reforma ou recauchutagem, visto que os pneus são compostos por vários arames, quando se entra com a ferramenta pra puxar o macarrão (foto abaixo) a mesma muitas vezes danifica esses arames, o que pode comprometer a estrutura do seu pneu.

         Meninas, com essas dicas, e as dicas de como trocar os pneus que estão na nossa primeira coluna, essas frases de que não somos capazes de trocar um pneu cairão por terra, pois além de sabermos trocar nossos próprios pneus, teremos conhecimentos técnicos sobre o assunto.
         Então vamos ficando por aqui e até nosso próximo encontro.
 GOSTOU? ENTÃO COMENTA!!!


Um comentário:

  1. Adorei as dicas. Meu marido está abrindo uma loja p/ vendas de pneu e conta muito com minha ajuda, mas confesso que estava totalmente perdida, agora sei pelo menos o básico.Valeu.
    Maris.

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