Postagens populares

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Dicas de Mêcanica para Mulheres!



Rosana Bueno de Oliveira
Colunista da M.A.
sobre Mecânica de autos
Olá mulheres... Estarei aqui quinzenalmente, falando sobre automóveis, vamos ver se ao longo desses artigos conseguimos conhecer o mínimo essencial para podermos sair de uma saia justa com algo inesperado em nosso carro, qual de nós nunca teve medo de ficar a noite na estrada com o carro quebrado?
            Segundo dados, em janeiro de 2008 as mulheres já representavam 48% dos consumidores que freqüentam as oficinas mecânicas, mas infelizmente algumas vezes por sermos “leigas” no assunto, somos ludibriadas quanto à profundidade ou a veracidade do problema do carro, então espero que essas dicas sejam úteis para as visitas futuras aos mecânicos, borracheiros, e afins...
            Nesse nosso primeiro encontro vou abordar alguns itens que acho indispensáveis para todas as mulheres terem em seus carros, vamos lá:
1. Macaco Jacarezinho
            Os macacos que vem como acessório obrigatório quando se compra um carro zero são extremamente complicados e desconfortáveis ao uso, além de que despende força e habilidade.
           Já o Macaco Jacarezinho, é muito simples de usar, não requer força nem mesmo habilidade.
            Não se esqueçam meninas, ao trocar um pneu sempre afrouxe os parafusos com o carro ainda no chão, só quando ele estiver no alto, esse alto é apenas o suficiente para que o pneu gire livremente, é que devemos remover os parafusos para podermos trocar pneu furado, e após colocar o estepe coloque os parafusos, abaixe o carro e só então, com os pneus no chão, aperte os parafusos.
2. Cano de Ferro
            Não se assustem! A função do cano não é de arma branca, ele serve como força auxiliar na hora de soltarmos os parafusos dos pneus, como somos naturalmente “o sexo frágil”, muitas vezes não temos força suficiente para soltar os parafusos dos pneus, com o auxilio de um cano de ferro de ¾ x 80 cm de comprimento, o trabalho se torna mais fácil (pode ser encontrado em lojas de materiais de construção, cano de água).
            Quando for soltar os parafusos, encaixe a chave de rodas no parafuso e coloque um dos braços da chave dentro do cano se você não conseguir soltá-lo com a mão não se preocupe em subir em cima do cano e dar uns pulinhos até o parafuso ceder, ai termine de soltar os parafusos somente com a chave de roda, e para apertar a mesma coisa, se você utilizar o cano, com certeza seus parafusos estarão bem apertados não correndo o risco de que a roda venha a se soltar.
3. Luva de Pedreiro
            A luva de pedreiro é um índice indispensável, afinal se você mesma tiver que trocar os pneus do seu carro, não é nada legal estragar aquelas francesinhas que você gastou o olho da cara pra fazer, ou se você estiver indo para uma reunião, não dá pra chegar lá com as mãos sujas certo? Gosto das luvas de pedreiro, pois com ela não se perde a sensibilidade das mãos, além de que ela não transpira e é bem baratinha.

4. Tapete
            Pode ser um daqueles tapetinhos de banheiro que tem o fundo de borracha, um pano grande e limpo, ou qualquer outra coisa parecida, a única função dele é ter onde sentar ou se ajoelhar sem sujar sua roupa, afinal no caso de você estar indo a um compromisso e tiver o azar de ter de trocar o pneu pessoalmente, sujar suas roupas esta fora de cogitação, então, o tapete acaba se tornando um aliado e tanto.
5. Lanterna
            Pode ser uma pequena, mas sugiro que sempre a pilha, visto que seu carro pode vir a ter problemas de bateria, e ai você fica sem fonte de energia para carregá-la, sei que o carro tem luz interna, mas a questão é quando o problema ocorre durante a noite e do lado de fora do carro e em um local mal iluminado.
            Deixe sempre a lanterna em uma caixinha, juntamente com as pilhas, mas as pilhas nunca dentro da lanterna, para que elas não descarreguem desnecessariamente.
6. Cabo Inter bateria.
            Se por acaso você der a partida e? Nada! Uma solução rápida pode ser a famosa “chupeta na bateria”, seu carro pode ficar “sem” bateria por vários motivos, o alternador pode deixar de carregar a bateria (falaremos sobre o alternador em outro momento), pode ocorrer porque infelizmente você esqueceu o farol ou a lanterna ligada ou até mesmo porque a bateria esta “cansada”, portanto hora de trocar (também falaremos disso em outro momento).
           
                                     
             O cabo para chupeta e composto por dois cabos, conforme foto acima, um vermelho (positivo) e um preto (negativo), para se fazer a chupeta na bateria coloque o outro carro em uma proximidade que seja suficiente para que os cabos alcancem ambas as baterias, na bateria você verá em autorelevo do lado de cada pólo um símbolo (-) para negativo e (+) para positivo, sempre coloque primeiro o cabo preto (-) nas duas baterias e sucessivamente o cabo vermelho (+) nas duas baterias, cuidado! A posição de positivo e negativo na bateria muda de fabricante para fabricante.
            Se por acaso você não conseguir visualizar os símbolos (- e +) nas baterias, pode-se basear-se também que o pólo mais grosso é sempre positivo, e o mais fino sempre negativo, isso é regra. Não se esqueça de que o carro que irá fornecer carga a bateria deve estar ligado!
7. Água
            Deixe sempre uma garrafa pet com água no porta malas, afinal melhor previnir que remediar, a finalidade da água é para seu radiodor (também falaremos dele em outro momento). A água do radiador não some assim derrepente, em regra, a água deve ser observada com uma certa frequência, afinal existe um processo de evaporação, o que faz que seu nivél diminua com o passar do tempo, então que tal você marcar um dia da semana para completar o radiador?
            Mas ocorre que você pode ter o azar de estar na estrada e ocorrer um imprevisto com seu radiador, ou com a mangueira e o carro ferver derrepente, meninas CUIDADO!!!!  Nunca absolutamente nunca abram a tampa do radiador quando ele ferever, apesar do motivo do carro ferver ser falta de água, sempre permanece um pouco de água no radiador e se ele for aberto ainda fervendo ele “explode” jogando essa água que ficou no radiador pra fora, o que pode causar queimaduras sérissimas, então estaciona o seu carro no acostamento, ligue o rádio o pisca alerta coloque o triangulo e relaxe ok! de vez enquando de uma olhada no controle de temperatura do painel somente quando ele tiver baixado você poderá abrir a tampa do radiador e ai sim, entra aquela água que estava lá guardadinha em uma garrafa pet, use-a para completar o radiador.
            Como mensionado anteriormente, se você completa a água do radiador do seu carro regularmente, e ele ferveu derrepente, procure um mecânico, pois com certeza alguma coisa esta errada.
           
             Espero que esse nosso primeiro contato ajude a tornar as coisas mais facéis para vocês, mas não se esqueçam somos “o sexo fragil”, portanto, se houver um homem por perto quando seu carro der problema, não exitem, deixem todo esse trabalho sujo por conta dele!
            E até a próxima quinzena com mais dicas de como lidar com seu carro
                                                           R.B.O.
           







Um comentário:

  1. Adorei a idéia....
    vou jogar na cara do meu marido que agora eu sei trocar um pneu e ainda por cima com elegancia!rsrs
    obrigadaaa

    ResponderExcluir

Mulheres momento, fale o que quiser!